A imprensa tem vivido diariamente os ataques de políticos que se sentem insatisfeitos em verem notícias negativas sendo divulgadas. Para o Blog do Sena a situação não é nova: um edil resolveu utilizar a tribuna da Câmara de Vereadores para criticar uma matéria que ele julga “prejudicar seu mandato”.
Na última segunda-feira (13), o Blog do Sena noticiou que três ruas do distrito do Pradoso receberiam asfaltamento. O número chamou a atenção especialmente pelo tamanho da localidade e pelos estragos feitos pelas chuvas do início do ano.
O vereador subtenente Muniz (Avante) chegou a entrar em contato com nossa equipe após a publicação da matéria questionando o que foi apresentado no texto. De imediato, lhe foi oferecido o espaço do Blog para que ele pudesse se manifestar sobre o assunto, no entanto, Muniz preferiu utilizar a tribuna da Câmara para criticar o que foi apresentado.
Sem apresentar qualquer informação que pudesse contradizer o que foi exposto na matéria, tomando para si o título de “pai da obra” e sem ter citado seu nome na matéria, o vereador cobrou que o Blog divulgasse informações de modo a não prejudicar seu mandato, o que contraria de todos os modos a liberdade e o dever da imprensa. “Antônio Sena do Blog, ele passou ali pelo Pradoso e conversou com os meninos que estavam fazendo a topografia, e saiu colocando matéria do jeito que quer, sem tomar informação, não citando de onde vem a fonte, colocando que serão três ruas, então causa um transtorno danado para a gente que está lá com a comunidade. Eu gostaria que retornasse ali para a gente fazer um trabalho bem feito, mostrando a rua que será asfaltada, as que serão recuperadas, para que não causasse o transtorno que está causando para o nosso mandato”, disse em um trecho do seu discurso.
A fala foi repercutida em uma matéria no site da própria Câmara sem que o Blog pudesse se manifestar. As críticas do edil se estenderam ainda à TV Sudoeste por uma matéria que mostra a cidade como a “cidade da fome”. Do mesmo modo, Muniz não apresentou dados que rebatessem a informação.
Ao final de seu discurso, Muniz pediu providências de órgãos públicos no combate à divulgação de informações que ele considera inverídicas. Apesar das acusações infundadas e da deselegância demonstrada pelo edil, o espaço segue aberto para esclarecimentos.