Foto: Blog do SenaIncêndios de grandes proporções aconteceram em Vitória da Conquista em um curto período de tempo. Em seis meses, duas empresas sofreram com o fogo que causaram grandes prejuízos e mostrou a vulnerabilidade da cidade.
No dia 8 de abril, um incêndio atingiu uma unidade da rede de supermercados Atacadão, no bairro Conveima 2. As chamas destruíram todo o estabelecimento. Já no último domingo (30), um grande incêndio atingiu a garagem da empresa de viação Novo Horizonte. Cerca de 85 ônibus foram totalmente destruídos.
Apesar dos prejuízos financeiros, em nenhum dos acidentes houve vítimas, segundo informou o Corpo de Bombeiros. No entanto, os dois acontecimentos acenderam um alerta na cidade, principalmente nos grandes empreendimentos, lojistas e atacadistas, sobre a importância dos estabelecimentos comerciais estarem em dia com o AVCB ( Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), um documento emitido pelo Corpo de Bombeiros.
O documento certifica que uma edificação cumpre todas as regras de combate a incêndios. Ele habilita a circulação e a permanência de pessoas nas empresas. Sem essa documentação, um estabelecimento funciona, mas de forma irregular e não pode garantir a segurança dos seus funcionários e clientes.

Outra preocupação é com a quantidade de hidrantes e se todas as grandes empresas possuem o equipamento. Os hidrantes são equipamentos fixos indispensáveis no combate a incêndios em diversos tipos de edificação, como condomínios, indústrias e comércios, por exemplo. Em Vitória da Conquista, são ao todo 53 hidrantes, que são utilizados pelo Corpo de Bombeiros em caso de incêndios de grande proporção.
Alguns empreendimentos possuem o equipamento, já outros não. No entanto, fica em evidência o questionamento de como é realizada a fiscalização das empresas e se os alvarás estão de acordo com a legislação.
Os dois acidentes chamaram atenção para a vulnerabilidade da cidade. Nos dois casos, para combater o fogo, além da atuação do equipe de Corpo de Bombeiros, também foi necessário que a Prefeitura de Vitória da Conquista também enviasse carros pipas para ajudar no combate.
Casos como aconteceram em Vitória da Conquista são preocupantes, já que coloca risco à vida da população, mas é uma realidade também em outras cidades brasileiras. Nesta terça-feira (1), por exemplo, um incêndio atingiu na manhã de hoje o Ceasa-RJ (Central de Abastecimento do Rio de Janeiro), principal centro de distribuição de alimentos do estado.