A família da idosa Edileuza da Silva Teixeira procurou o Blog do Sena nesta quinta-feira (17), relatando que ela está há mais de 10 dias no corredor do Hospital de Base, em Vitória da Conquista.
Edileuza faz hemodiálise há 11 anos e está com um quadro de insuficiência renal crônica. No dia 7 desse mês ela deu entrada na UPA, onde ficou até o dia 9, quando foi transferida para o Hospital de Base. No hospital, o médico que a atendeu recomendou sua transferência imediata para o Hospital Roberto Santos, onde existe um a estrutura mais adequada para tratar do problema de saúde da paciente.
Contudo, não há vaga no hospital e dona Edileuza segue no corredor da unidade de saúde. A família chegou a conseguir na Justiça uma liminar que obriga o Estado a realizar a transferência em até 24 horas. Todavia, mesmo com a liminar tendo sido concedida no dia 13 desse mês, a idosa ainda não foi transferida.
Nossa equipe entrou em contato com o Hospital de Base, através da assessoria de comunicação, que respondeu por meio de nota. O texto afirma que a paciente está aguardando o surgimento de uma vaga e, por enquanto, segue sendo assistida pela equipe médica da unidade.
Confira a nota:
A paciente em questão está em captação de vaga de transferência para uma unidade apropriada para conclusão do tratamento clínico e cirúrgico específico, conforme conduta e solicitação médica da equipe do HGVC.
Enquanto aguarda a vaga pela Central Estudal de Regulação de Leitos, a paciente segue acompanhada pela equipe médica da unidade.