Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Conquista: Hospital Afrânio Peixoto realiza primeira cirurgia neste sábado

Random image

Inaugurado no último dia 18, o Hospital Afrânio Peixoto realiza neste sábado, 26, o primeiro procedimento cirúrgico da unidade. A operação faz parte do mutirão de cirurgias eletivas que estão represadas desde 2020, com o início da pandemia. A informação foi relevada pelo Diretor do Hospital Geral de Vitória da Conquista, Geovani Moreno, em reportagem exibida na TV UESB, na sexta-feira, 25.
Segundo o diretor, parte dos procedimentos foram marcados durante a Feira Cidadã promovida pela Secretaria de Saúde da Bahia, que aconteceu em Conquista, no último fim de semana. “Já na Feira de Saúde foi feita uma triagem inicial, nós já temos esses números concretizados. São 545 pessoas que já estão com suas cirurgias agendadas para ocorrerem a partir do dia 26 de março, o próximo sábado. Então durante o transcorrer do mês de abril, a gente já tem, mais ou menos, até a segunda quinzena de abril pacientes agendados”.

Fora isso, como vai ser feito o acesso? Através do lista única. Na Central Estadual de Regulação a gente tem uma lista desses pacientes de toda nossa região que estão aguardando procedimentos cirúrgicos. Então, esses pacientes vão ser selecionados e triados através dessa lista única e eles vão ter os procedimentos agendados nos próximos 90 dias, de forma que a gente consiga atender a toda essa demanda que ficou represada por conta do enfrentamento à pandemia da Covid-19.

O novo Afrânio tem 80 leitos de enfermaria, sala de preparo, de recuperação e três centros cirúrgicos, com equipamentos que vão possibilitar procedimentos cirúrgicos de traumato-ortopedia, cirurgia geral, urologia e cirurgia vascular. Após esse período de 90 dias, o hospital entra no fluxo geral de procedimento marcadas pelo sistema único de saúde.
“ Existem duas principais formas de você acessar esse serviço do Afrânio Peixoto. O paciente que chega por demanda espontânea, por exemplo da UPA, com alguma demanda de ortopedia vai ser direcionado para cirurgia no Afrânio. Fora isso, há outra forma de acessar através da Central Estadual de Regulação que aí é mais voltada, não só para os outros hospitais que estão fora do Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista, como também para hospitais de outra região”, concluiu Geovani Moreno

Veja a reportagem do jornalista Gabriel Pires, da TV Uesb, na íntegra.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também