Em um vídeo divulgado pelas redes sociais o prefeito de Herzem Gusmão falou sobre a reabertura do comércio de Vitória da Conquista, que acontecerá na próxima segunda-feira (1). De acordo com o gestor, 80% do comércio nunca parou de funcionar, em referência às lojas de peças de automóveis, oficinas, serviços essenciais e lojas de material de construção.
A reabertura dos estabelecimentos acontecerá em 5 etapas. Essa primeira fase de reabertura contempla estabelecimentos comerciais que funcionarão de segunda a sexta com revezamento de turno, e shoppings centers, também de segunda a sexta, mas no horário habitual – 10h às 22h – sem funcionamento da praça de alimentação. O sábado e domingo ficam reservados para as feiras livres e os serviços essenciais.
A segunda fase começa no dia 8, com a reabertura de Salões de Beleza, Barbearias e outras atividades de tratamento de beleza; tabacaria; floriculturas; bancas de jornal e revistas; comércio de animais vivos. A terceira será iniciada no dia 15 e permitirá o funcionamento de Bares e Restaurantes (exceção de Self-service). A quarta fase terá início no dia 22 com o retorno a volta das atividades das academias.
A quinta e última fase ainda não tem previsão para ocorrer. Nesta fase está prevista o retorno das atividades de Escolas, templos religiosos, cinema, teatros, casas de show, eventos.
Nesta segunda-feira (28), o movimento já era grande no Centro da cidade, mesmo com a maior parte das lojas fechadas. Contudo, como tem sido noticiado na cidade, muitas lojas seguem funcionando a meia porta e permitindo a entrada de cliente mesmo estando aparentemente fechadas. Assim, a reabertura do comércio pode provocar ainda mais aglomerações na cidade, favorecendo a disseminação do Coronavírus.
Confira o vídeo do pronunciamento: