Diante do ocorrido na noite de ontem, domingo dia 24 de maio de 2020, o Hospital das Clínicas de Conquista vem a público esclarecer que:
Assim que tomou conhecimento do descarte irregular de EPIs, realizado por uma das empresas de ambulância contratadas pelo Estado para o translado de paciente proveniente de outro município, o Hospital providenciou, imediatamente, o recolhimento do material e a desinfecção de todo o local e do seu entorno.
Ao mesmo tempo em que essa ação acontecia entrou em contato com a vigilância sanitária e demais órgãos públicos responsáveis para que analisem a conduta da empresa quanto ao descarte dos EPIs, solicitando das autoridades que as devidas providências fossem tomadas.
Em seguida contactou a empresa responsável pelo ocorrido para cobrar esclarecimento quanto à conduta de seus funcionários, uma vez que, fora das dependências do hospital, a correta utilização e descarte dos EPIs é, por força de lei, de responsabilidade da empresa de ambulâncias.
O Departamento Jurídico do Hospital já adotou medidas para que a empresa e os seus funcionários que realizaram a conduta irregular sejam responsabilizados por estes atos.
O HCC aproveita para informar, ainda, à população de Vitória da Conquista e região que todos os procedimentos necessários para garantir a desinfecção e segurança dos que passam pelo entorno do hospital são realizados diariamente e cada entrada ou saída de paciente da ala covid-19, conforme rígidos protocolos de higienização e de segurança.
Seguimos unidos e trabalhando com afinco, em parceria com agentes públicos e privados, no combate ao COVID-19.