Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Conquista: Governos estadual e municipal não chegam a consenso sobre medidas para atender pacientes infectados pelo Coronavírus

Foto: Blog do Sena

A Prefeitura de Vitória da Conquista realizou neste sábado (11) um coletiva de imprensa com o objetivo de anunciar as medidas de prevenção e combate ao Coronavírus em Vitória da Conquista. Estiveram presentes o secretário de Administração e coordenador do Comitê de Crise, Kairan Rocha, e com o secretário de Saúde, Alexsandro Costa.

Contudo, uma das principais pautas da entrevista foi o imbróglio entre a Prefeitura de Vitória da Conquista e o governo do estado. O secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas Boas, afirmou que Vitória da Conquista teria optado por deixar sob a administração estadual o recurso destino pelo governo federal para ser utilizado nas medidas de prevenção e enfrentamento do Coronavírus no município. Teria sido com esse recurso que o estado contratou os leitos de UTI do Hospital das Clínicas de Conquista (HCC) para serem utilizados por pacientes infectados pela Covid-19.

Em entrevista na última semana, Vilas Boas afirmou que o valor da contratação dos leitos é muito superior ao que seria destinado ao município.”Com parte desse recurso nos contratamos o Hospital das Clínicas de Conquista, que custará muito mais do que o valor transferido pela União. O governo do estado está comprometido com Vitória da Conquista, não vai faltar leitos para atender a população”, assegurou o secretário.

Contudo, de acordo com o secretário de Administração, em momento algum o município teria tomado essa decisão.

“Nós não podemos, em um momento como esse, sabendo que temos direito a um recurso, que é um valor em torno de R$ 700 mil, dinheiro que é para o custeio, e foi colocado que nós optamos que esse recurso não viesse para o município gerir, e que sim fosse o estado o gestor”, rebateu o secretário.

Sem mencionar a contratação dos leitos, Kairan afirmou que o único recurso enviado pelo governo do estado foram o Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s). Por fim, ele afirmou que segue buscando o diálogo com relação ao valor que o município tem direito.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também