O ministro da Casa Civil já havia anunciado que a barragem do Rio Catolé seria incluída no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em sua visita a Barra do Choça, na última segunda-feira (07). Nesta sexta-feira (11), o presidente Lula lançou o novo programa e a obra está incluída nas intervenções que receberão recursos.
Ao todo serão 119,4 bilhões investidos em obras em todo o estado. A barragem do Rio Catolé deve garantir o abastecimento hídrico para as populações de Belo Campo, Vitória da Conquista e Tremedal pelos próximos 70 anos.
Atualmente, a obra está paralisada uma vez que a empresa vencedora da licitação estava apresentando um baixo desempenho na construção. Em razão disso, a obra deverá ser relicitada, sendo entregue a uma nova empresa.
A expectativa é que a obra avance agora com sua inclusão no PAC. Essa será uma das maiores intervenções realizadas na Região Sudoeste.
Apesar de não haver ainda uma data para a retomada, Rui Costa disse que espera voltar para inaugurar a nova barragem ainda durante a gestão do atual governador Jerônimo Rodrigues. A nova barragem é um sonho da população conquistense e de toda a região que sofreu com os racionamentos de água na época de escassez de chuvas.