Vitória da Conquista agora possui mais uma data comemorativa: o Dia Municipal do Terço dos Homens. O dia 19 de agosto foi escolhido para celebrar a data, no município, após sanção da LEI Nº 2.782, DE 14 DE AGOSTO DE 2023, sancionada pela prefeita Sheila Lemos (União Brasil) nesta segunda-feira (14).
O Projeto de Lei é de autoria do vereador Luís Carlos Dudé (MDB) e foi aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores, antes de ser sancionada pela prefeita. De acordo com a nova lei, o dia 19 de agosto fica instituído o “Dia Municipal do Terço dos Homens” e tem como objetivo “reconhecer a importância e valorizar a prática da devoção ao Terço dos Homens na cidade de Vitória da Conquista, promovendo a união, a espiritualidade e a fraternidade entre os homens católicos”.
O Terço dos Homens é um movimento católico brasileiro que consiste na reza de um grupo de mistérios do rosário, também conhecido como terço, semanalmente por um grupo local de homens chamados de tercistas, em paróquias ou centros comunitários. A data é voltada exclusivamente para a comunidade católica da cidade e se soma as outras que já existem no município também de cunho religioso.
Nos últimos tempos, vários Projeto Leis têm chamado atenção na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista. O Dia do Terço de Homens, é um exemplo do crescimento da criação de datas religiosas. Dentro das comunidades religiosas, já existem dias especiais dedicados a algo relacionado às igrejas, como o Dia da Bíblia, do Pastor, do Padre etc. Essas datas agora estão sendo incorporadas ao calendário municipal, mostrando o “fenômeno” que tem sido a quantidade de datas religiosas na cidade, majoritariamente das religiões Católica e Evangélica. Na cidade, já são várias as datas municipais criadas para homenagear igrejas, entendidas e religiosos. O motivo desse constante crescimento não é sabido, mas existem algumas suposições, como, por exemplo, cativar os eleitores religiosos.
É importante destacar a função que deve ser exercida pelo vereador que recebe a confiança do eleitor. Como integrante do Poder Legislativo municipal, o vereador tem como função primordial representar os interesses da população perante o poder público. Por tanto, cabe ao vereador elaborar as leis municipais e fiscalizar a atuação do Executivo . São os vereadores que propõem, discutem e aprovam as leis a serem aplicadas no município. Também é dever do vereador acompanhar as ações do Executivo, verificando se estão sendo cumpridas as metas de governo e se estão sendo atendidas as normas legais. O objetivo é melhorar o bem estar da população, por isso a importância de projetos que visem melhores condições de vida dos moradores na cidade.