Na sessão da Câmara de Vereadores desta quarta-feira (11), o vereador Fernando Jacaré (PT) festejou a decisão da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que reduziu as tarifas da Via Bahia, nos trechos das BR-116, BR-324, BA-526 e BA-528. O edil informou que a redução chega a quase 15% e avalia que a ação é resultado das cobranças constantes da Casa e outros segmentos para que a concessionária cumpra suas obrigações.
“Está começando a surtir efeito. Mas não é o que a gente quer”, declarou. Jacaré frisou que a principal bandeira é zerar a tarifa porque não é justo a população pagar e a Via Bahia não executar os projetos contratuais. “Vitória da Conquista merece respeito”, disse. Ele ressaltou que trechos urbanos da Rio-Bahia são palcos de acidentes e mortes pela ausência de projetos como duplicação, viadutos e passarelas. Segundo Jacaré, Conquista recebeu intervenções que são de obrigação da Via Bahia, mas foram feitas com recursos do Finisa I e II. “Foi a Câmara que conseguiu junto ao município”, informou.
O parlamentar informou que a Câmara vai novamente a Brasília para discutir a situação com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. Em março de 2020, a Casa integrou uma comitiva baiana que se reuniu com o ministro. O grupo apresentou problemas e cobrou soluções diante do não cumprimento de obrigações por parte da Via Bahia.
Em sua fala, Jacaré ressaltou a importância de representações parlamentares para trazer recursos para o município. Ele falou de melhorias para a feira do Patagônia e para a Urbis VI a partir da atuação dos deputados Zé Raimundo e Waldenor Pereira, ambos do PT. O vereador também comentou a situação do asfaltamento do bairro Renato Magalhães. Ele lembrou que a Casa aprovou recursos para a pavimentação de 100% do bairro. Jacaré explicou que os vereadores terão uma reunião com a prefeita Sheila Lemos (DEM) para discutir a finalização do asfalto.