A superlotação na Unidade de Pronto Atendimento de Vitória da Conquista é um problema que já de arrasta por mais de uma semana. Um aviso afixado na última semana seja valendo nesta quarta-feira (22), pós-carnaval: o local está tendo dificuldade em receber a grande demandas de pacientes.
Segundo o informativo, existem pacientes nas salas e corredores da unidade. Por conta do grande número de pessoas que estão buscando atendimento, os pacientes que não apresentam quadros graves e recebem fichas verdes e azuis não possuem previsão para serem atendidos.
O Blog do Sena esteve na UPA e verificou que muitas pessoas estão tendo que aguardar do lado de fora, deitadas no canteiro central da unidade. A recepção está lotada e sem espaço para comportar todos que aguardam atendimento.
A superlotação da UPA se dá em grande parte pela falta de médicos e de estrutura nas Unidades Básicas de Saúde, o que acaba por concentrar toda a demanda por atendimento médico no local. A situação permanece se repetindo há algum tempo sem que a Prefeitura atue de forma integrada com o Governo do Estado para sanar o problema.