Os alunos da rede municipal de Vitória da Conquista estão enfrentando problemas no inicio do ano letivo de 2024. As aulas retornaram no dia 19 de fevereiro, mas o problemas como falta de transporte escolar, professores e monitores já começara a assombrar as famílias dos alunos.
De acordo com as denúncias enviadas ao Blog do Sena nesta segunda-feira (4), o transporte escolar. Segundo uma leitora, o motivo é a falta de pagamento. “O ano nem começou e o transporte escolar de Conquista já parou por falta de pagamento. O ônibus que sai do Vila Bonita para transportar alunos para a Escola Pedro Francisco de Moraes, hoje não passou. Eles alegaram que estão com salário atrasado desde ano passado”, disse a leitora do Blog do Sena.
Além da falta de transporte escolar, algumas escolas municipais estão enfrentando a falta de professores e monitores escolar. Segundo uma mãe de um aluno, a Secretaria Municipal de Educação (SMED) encerrou os contratos e não realizou a contração de novos professores.
“Na escola do meu filho estão dispensando os alunos, pois está faltando cinco professoras e monitoras. A SMED rescindiu vários contratos e não contratou outros professores”, disparou.
De acordo com as denúncias, os problemas são os mesmos tanto nas escolas municipais da zona urbana quanto na zona rural. Em escolas de tempo integral, como a Escola Pedro Francisco de Moraes , os funcionários estão encontrando dificuldade devido a redução do número de servidores.
O Blog do Sena entrou em contato com a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio da SMED, para saber o posicionamento do Executivo sobre a situação relatada na matéria. Até o fechamento da matéria, não recebemos a resposta, mas o espaço continua aberto para os esclarecimentos.