Neste sábado (21), o prefeito Herzem Gusmão e representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) se reuniram por videoconferência para tratar sobre um possível fechamento do comércio de Vitória da Conquista. Seguindo na contramão de outras cidades do país, que têm mantido abertas apenas estabelecimentos que vendem itens imprescindíveis, nenhum decreto foi publicado determinando o comércio na cidade. De acordo com as informações, o motivo foi que a minuta do decreto vazou antes do fim da reunião que realizava.
O advogado e ex-vereador e militante e defenso dos direitos humanos, Andreson Ribeiro, desabafou sobre a situação do comércio na cidade. Ele classificou como negligente a postura da CDL e do prefeito Herzem Gusmão com a saúde dos trabalhadores do comércio e com a saúde pública como um todo.
“Neste momento de extremada preocupação da saúde pública, onde o isolamento é algo imprescindível, mesmo que, em nossa cidade ainda não se tenha registrado nenhum caso oficial de Coronavírus, é muita omissão, descaso, pra não dizer irresponsabilidade da CDL e do Executivo Municipal, permitirem que o comércio varejista funcionem, assim, colocando em veemente risco especialmente os trabalhadores, pois só poderiam permitir o funcionamento de estabelecimentos que vendem bens imprescindíveis para a população, como: alimentação in natura, medicamentos etc”, avaliou o ex-vereador.
De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado, existem 23 casos suspeitos da doença na cidade que aguardam comprovação laboratorial, sendo que 4 desses pacientes estão em isolamento hospitalar.