Faltam menos de 60 dias para as eleições que irão definir o novo presidente e a nova mesa diretora da Câmara Municipal de Vitória da Conquista. O pleito vai acontecer no mês de dezembro e as movimentações políticas já foram iniciadas.
Como o Blog do Sena já adiantou, o vereador Hermínio Oliveira (Podemos) é um dos candidatos. O edil pretende voltar a presidir o legislativo conquistense, função que assumiu em 2017. Ele agora está na vice-presidência da casa e exerce o cargo pela terceira vez.
Hermínio foi o primeiro vereador a colocar o nome à disposição para as eleições. Em entrevista ao Blog do Sena nesta segunda-feira (10), apesar de ressaltar a sua experiência no legislativo, ele classificou o pleito como difícil.
“Eu conheço aqui o legislativo, já fui presidente e é a terceira vez como vice-presidente. É uma eleição muito difícil, viu? É mais difícil do que ser candidato a vereador e eleger”, disse.
A Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista possui 21 edis. Hermínio revelou que está fazendo as negociações, inclusive com a Bancada de Oposição, e que já conta com nove votos. O vereador ainda contou que pretende fazer uma mesa diretora mista.
“Estou aqui na conversa, na articulação, conversando com os colegas de bancada e também da outra bancada. Eu conto hoje com 9 votos, acho que há uma possibilidade de eu ganhar o pleito e pretendo fazer até uma mesa mista. Mas, vai depender lá na eleição porque a eleição para presidente da Câmara muda até na hora”, declarou Oliveira.
Atualmente, o PT e o PCdoB não integram a mesa diretora que é formada apenas por partidos da direita e da base do governo Sheila Lemos (União Brasil). Hermínio revelou que, caso seja eleito, pretende compor uma mesa diretora com os partidos de esquerda.
“É desse jeito que estou pensando, a democracia. Colocar na mesa de oposição e da situação. Eu penso desse jeito para tramitar mais fácil, para alavancar mais o nosso município e para os trâmites dos projetos”, explicou.
Um outro nome cotado para disputar o cargo é o do vereador Nildo Freitas (PSC). Atualmente, o edil Luís Carlos Dudé (MDB), exerce o cargo de presidente, quando foi eleito em janeiro de 2021 para mandato de dois anos.