
A boa avaliação do Ideb, índice criado pelo Ministério da Educação em 2015 para medir a qualidade do ensino público e privado no país, referente ao ensino nas escolas municipais em Vitória da Conquista, foi motivo de comemoração para o Governo Municipal
De acordo com os resultados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), referentes ao ano de 2021, a rede municipal teve melhor desempenho na avaliação do 9º ano do ensino fundamental, com nota 5,1, ante uma meta de 4,6. Em comparação com o Ideb de 2019, também houve crescimento, antes o índice tinha sido 4,6, para uma meta de 4,4.
Já nos primeiros anos (5º ano), a nota também ficou em 5,6, igual ao da avaliação de 2019 (divulgada em 2020). A meta atual foi estipulada pelo Inep em 5,5 e a de 2019 havia sido 5,2. A prefeita Sheila Lemos (União Brasil) e o atual secretário de educação, Edgard Larry, comemoram a avaliação e o destaque de Conquista em relação a outras cidades baianas com população acima de 100 mil habitantes.
A notícia também foi motivo de comemoração para quem não integra o atual grupo do Governo Municipal. O ex-secretário de educação e candidato a deputado federal pelo Solidariedade, Esmeraldino Correia, também celebrou os resultados. Em entrevista ao Blog do Sena, nesta quinta-feira (22), Esmeraldino, que atuou na Secretaria Municipal de Educação (Smed) na gestão do ex-prefeito Herzem Gusmão (MDB), disse que os bons resultados é a continuidade do trabalho que desenvolveu junto com Herzem, no primeiro mandato do emedebista. E gradeceu os profissionais que atuam na educação municipal, inclusive os servidores que atuam na Smed.
“Quero agradecer aos diretores, todos da Smed, todos os funcionários, toda movimentação, a Tânia essencialmente, nossa querida coordenadora Arlete, a equipe do gabinete, todos da superintendência, os diretores. E uma delas se pronunciou hoje dizendo: Olha, é um trabalho nosso. É o trabalho do município para atender as nossas crianças. Planejamos, fizemos na pandemia plataformas, acompanhamos com reuniões múltiplas, compreendendo, incentivando, de portas abertas e olha que resultado belíssimo”, disse Correia.
Esmeraldino também fez questão de parabenizar todos os profissionais pelo resultado. E ressaltou o trabalho que foi desenvolvido na gestão de Herzem. “Foram vocês que fizeram, parabéns para vocês! Esmeraldino, com o saudoso Herzem, acreditamos em vocês. Eis aí um belíssimo resultado. Agradeço mesmo, de coração, o empenho, o carinho e o amor que vocês têm pela rede municipal de ensino. É um trabalho a longo prazo. Tudo é um planejamento, um planejamento muito consciente. […]. Ótimo que temos resultados, mas nós estamos nele também, claro, inseridos neste contexto, na gestão do saudoso Herzem, com Esmeraldino Correia, com a Tânia Novais, com Arlete Dorea. Eu não cito os outros nomes, porque não devo citar, mas nós estamos juntos sim nesta missão de grande êxito”, contou Correia
Para Esmeraldino, a avaliação do ensino municipal divulgada no último dia 16 de setembro deve ser comemorada por todos, inclusive por aqueles que não são mais integrantes do atual governo. E ainda deu sugestões para a administração municipal.
“Todos nós. Nós queremos nossas crianças alfabetizadas, que façam mais e que façam melhor. Que façam infraestrutura digna, que não façam as salas multisseriadas. Enfrentem, planejem e cresçam o nosso campo educacional dando ao nosso povo, às nossas crianças, adolescentes e jovens adultos tudo que eles merecem. Porque um povo educado é um povo que se transforma, que se capacita, pela cidadania, pelo conhecimento, pela técnica, a amplitude do saber e dar o resultado final de uma grande sociedade, de uma grande comunidade que é a nossa cidade, incluindo a zona rural”, finalizou.
Assista na íntegra a entrevista: