“Saudoso Herzem”. É assim que o Coronel Esmeraldino Correia se refere ao ex-prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão, que faleceu em março do ano passado vítima de complicações da Covid-19.
Esmeraldino foi um dos fiéis escudeiros de Herzem. Durante o mandato de Gusmão, ele chefiou três secretarias: educação, mobilidade urbana e serviços públicos da cidade. Em entrevista ao Blog do Sena, Esmeraldino fez uma breve avaliação do governo Sheila lemos e afirmou que a atual gestão tem o seu legado e o de Herzem.
“A educação foi planejada, nós planejamos a educação, nós resgatamos a educação e deu resultado. Passei na mobilidade Urbana e fizemos o mesmo com Herzem. Passei pelos serviços públicos e fizemos o mesmo. Então, o governo ainda é o Herzem, presente a sua memória, o seu planejamento, ótimo, e que nós continuamos para mais e para melhor”, contou.
Esmeraldino deixou o governo Sheila Lemos em maio de 2021, após ter sido convidado a se retirar da Secretaria de Educação. Ele chegou a assumir o cargo de Assessor Especial II do Gabinete Civil, mas logo pediu exoneração. Na época, essas mudanças geraram polêmica nos bastidores da política conquistense.
Na entrevista, o Coronel foi categórico e reafirmou que o desempenho do trabalho da atual gestão tem o seu “dedo” e o de Gusmão. trabalho desenvolvido pela gestão anterior. Segundo Correia, o trabalho de Herzem permanece vivo na atual gestão. “Ele que tanto fez com a coragem, enfrentou, ganhou duas políticas, mostrando, demonstrando”, disse.
O coronel Esmeraldino Correia é um dos pré-candidatos a deputado federal em Vitória da Conquista. O político lançou a sua pré-candidatura pelo Solidariedade. Ele fará a dobradinha com o irmão, o vereador e pré-candidato a deputado estadual pelo PSDB, Augusto Cândido.
Confira a entrevista na íntegra: