Em diferentes pontos de Vitória da Conquista, moradores enfrentam problemas relacionados à infraestrutura e abastecimento de água, que estão gerando transtornos e desperdícios. As situações foram registradas nos bairros Candeias e Alto Maron. Mesmo após vários dias, a Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento) ainda não resolveu as situações. As informações foram divulgadas no programa Bahia Meio Dia, da TV Sudoeste, nesta quarta-feira (3).
Na rua São Luís, bairro Candeias, uma moradora, Dona Marisa, denuncia um vazamento de água potável persistente há oito dias. O problema originou-se em um cano da Embasa, prejudicando o acesso à água e infiltrando-se nas estruturas das residências vizinhas.
Dona Marisa expressa sua preocupação com os danos potenciais às estruturas de sua casa e do muro da vizinha, enquanto aguarda uma resposta da Embasa, que, apesar dos contatos, ainda não resolveu a questão. “Ligamos várias vezes, desde a última quinta-feira. A Embasa pede 24 horas para vir fazer o serviço, e até o momento nada. Além do desperdício, isso está prejudicando a gente, porque a água não está chegando aos tanques”.
Já no bairro Alto Maron, uma situação semelhante envolve um vazamento de esgoto que persiste há 15 dias. Dona Solange Rodrigues relata que a equipe da Embasa realizou intervenções, deixando um buraco no asfalta que acaba se tornando um risco à segurança de pedestres e motoristas.
A moradora, que trabalha com preparação e venda de alimentos, enfrenta dificuldades para atender seus clientes e expressa a urgência na resolução do problema. “Eu trabalho com comida, não estou podendo receber meus clientes. Estou sem trabalhar”, reclamou.
Os moradores dos bairros aguardam ações eficazes para resolver de forma efetiva esses transtornos.