As ações da Guarda Municipal já provocaram polêmica devido à truculência de alguns profissionais. Nesta semana, um vídeo que mostra guardas abordando e agredindo um adolescente que andava de skate no Ginásio de Esportes Raul Ferraz, provocou a revolta de muitas pessoas.
O vídeo recebido enviado por um leitor para a redação do Blog do Sena, mostra 3 guardas empurrando, dando socos no rosto e no corpo do adolescente que ficou coagido próximo a uma parede. Quando os guardas se afastam, o garoto foge assustado.
Nossa redação recebeu inúmeras denúncias de ações semelhantes cometidas também contra menores de idade. “Eles bateram em uma amigo do meu filho que tem 13 anos”, diz um dos comentários feito um perfil de Instagram que postou o vídeo. Segundo os relatos, no mesmo dia, eles agrediram outros adolescentes que também andavam de skate pelo local.
Outros comentários criticam a possiblidade de ser liberado o porte de arma para os guardas atuarem nas ruas da cidade. “Não pode é liberar o porte para eles”. O assunto já foi discutido, e até mesmo prazos para que os profissionais passassem a utilizar armas tanto não letais quanto de fogo, mas nada saiu do papel.
A Guarda foi criada por meio de um projeto de lei do ex-prefeito Herzem Gusmão para que ex-agentes lá patrimoniais fossem reaproveitados não função. Na época, a justificativa era de que a criação da Guarda colaboraria para o aumento da segurança pública, o que hoje se torna questionável.
O Blog do Sena entrou em contato com a Prefeitura, através da Secretaria de Comunicação, e segue aguardando um posicionamento oficial.
Confira o vídeo clicando aqui.