Em três dias de mutirão no Centro Cultural Glauber Rocha, 656 pacientes diabéticos foram recadastrados no Programa de Automonitoramento da Glicemia Capilar (PAMGC). Todos eles fizeram a troca dos glicosímetros e foram distribuídas 131.200 tiras e 131.200 lancetas para aferição diária da glicemia.
O mutirão visou regularizar a situação dos pacientes que estavam com atraso para o recebimento dos insumos desde o fim do mês de setembro, por conta da implantação de um novo sistema de controle da Diabetes. A medida tem o objetivo de garantir uma melhor gestão do recurso público para que esses insumos sejam realmente utilizados para monitorar e otimizar os resultados dos pacientes diabéticos.
Cada atendimento no mutirão demorou cerca de 15 minutos para que a equipe ensinasse ao paciente sobre o manuseio do novo aparelho glicosímento, realizasse o exame de glicemia e hemoglobina glicada, aferição de pressão arterial e colher os dados de cada paciente sobre o uso de medicamentos.
Adriano Dias recebeu atendimento no mutirão, em busca dos insumos para controle da glicemia da sua tia que é acamada. “Eles explicaram direitinho com eu devo usar o aparelho para medir a glicemia da minha tia e regularizei o recebimento das fitas. Achei que com o novo aparelho ficou mais prático e simples. Muito bom o atendimento”
O atendimento aos pacientes será continuado a partir da próxima quarta-feira (10) nas Farmácias da Família I e II, por meio de agendamento. Ainda de coordenadora de Assistência Farmacêutica, Halanna Ferraz, “quem ainda tem os insumos em casa, não precisa ter pressa, pode aguardar o seu dia de atendimento como está no cartão e quem não conseguiu vir pode entrar em contato com as farmácias para fazer o agendamento”, explicou.
Os novos pacientes que precisarem se cadastrar no programa, poderão ir nas Farmácias da Família ou fazer o agendamento por telefone para serem atendidos.