Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Conquista: Em reunião com o Comitê Gestor de Crise neste sábado, Herzem deve anunciar reabertura do comércio

Random image

Depois de ter adiantado a um site da capital que poderia determinar a reabertura do comércio e serviços não essenciais a partir de segunda-feira (25), admitindo, no entanto, que as orientações do Comitê de Gestão de Crise (CGC) poderiam ser no sentido de mais uma semana com as lojas fechadas, reabrindo no dia 1º de junho, o prefeito Herzem Gusmão (MDB) disse esta tarde, em resposta a pergunta do BLOG, que a decisão deve ser mesmo pela reabertura na próxima semana.

“Hoje à tarde, às 17h00, em reunião virtual do Comitê Interinstitucional será anunciada a data da reabertura do comércio”, anunciou. “Assim espero”, declarou, explicando que não participará da reunião e estará representado pelos membros do CGC. Com os três feriados de segunda, terça e quarta, na prática, o comércio só abrirá na quinta-feira (28), já que a Prefeitura não seguirá a recomendação do Governo do Estado de decretar o fechamento da atividade consideradas não essenciais

“Além de acatar o decreto do Governo do Estado acatamos também a sugestão de antecipar um feriado municipal, o de 15 de agosto, para quarta-feira. [Mas] A determinação para suspensão das atividades não essenciais, na quinta e sexta-feira, não iremos acompanhar”, disse o prefeito, afirmando que “apesar de já termos mais de 100 casos confirmados da doença, a situação de nossa cidade,é melhor que de municípios que foram relacionados pelo governador”

Sobre bares e restaurantes e outros estabelecimentos também provisoriamente fechados por decreto, o prefeito de Vitória da Conquista disse que a decisão do comitê pode contemplá-los. “Bares, restaurantes, academias de ginasticas, etc, está em fase de estudo (protocolo) podendo, ou não, acontecer [a reabertura] na mesma data que sera anunciada para o comércio”, esclareceu Herzem.

Na quinta-feira (21), segundo o site BNews, antigo Bocão News, Herzem teria dito: “Entendo que podemos determinar a abertura do comercio. Se continuar o quadro atual, a gente avança. Se não, vamos ter de recuar – como recuou a cidade de Feira de Santana”. Na avaliação do prefeito o quadro de avanço da Covid-19 em Conquista está “aparentemente sob controle”, uma vez que o município tinha uma taxa de ocupação de leitos inferior a 40%.

O prefeito não disse como se dará a reabertura, se em rodízio ou todas as lojas de uma vez. Tampouco confirmou o período da medida. A definição se dará a partir das decisões tomadas pelo Comitê de Gestão de Crise depois de ouvir as propostas e avaliações do Comitê de Representação Civil e Institucional.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também