A primeira sessão da Câmara de Vereadores do ano de 2025 aconteceu nesta quarta-feira (05), com a presença da prefeita Sheila Lemos (UB). Além de ser abertura dos trabalhos da Casa Legislativa, a sessão é ainda a recepção dos 23 vereadores eleitos e reeleitos e início da legislatura do novo presidente Ivan Cordeiro (PL) e da mesa diretora.
Em entrevista ao Blog do Sena, Cordeiro falou sobre a expectativa para o retorno. “A retomada dos trabalhos aqui na Casa Legislativa, na Casa do Povo, com a presença da nossa prefeita Sheila Lemos, que traz a mensagem do Executivo para toda a sociedade de Conquista, e a expectativa de tramitar importantes projetos”.
O presidente já se antecipou a projetos polêmicos enviados pela atual gestão que devem tramitar na Casa durante sua legislatura, bem como a projetos que devem ser desenvolvidos dentro da própria Câmara. “Posso destacar que a reforma iniciativa do Poder Executivo, a cidade cresce, a população aumenta, também crescem os problemas, as demandas, e eu acredito que a reforma administrativa da Prefeitura virá para melhor atender a população de Conquista. Também temos o compromisso de criar a bancada feminina, pela primeira vez Conquista tem o exercício parlamentar de quatro mulheres variadoras, então queremos criar essa bancada para dar respaldo ao trabalho delas e também sinalizar para a sociedade de que é importante a participação da mulher na política. Temos compromisso também de reformar o regimento interno. A lei orgânica, para melhor atender também a população aqui na Câmara. Enfim, são projetos importantes, a expectativa é alta, vamos trabalhar pelo bem do nosso povo”, assegurou.
Uma das primeiras iniciativas adotadas pelo presidente foi a mudança na Comunicação da Câmara, que foi assumida pelo jornalista Fábio Sena. A medida foi apenas o primeiro passo na reformulação entre as atividades da Casa e sua chegada para a população como um todo.
Ivan aproveitou citou algumas mudanças que deve adotar para ampliar a publicização dos atos do legislativo municipal. “A gente quer investir em comunicação, na publicidade dos nossos atos, dos atos dos vereadores, das comissões temáticas também. Nós vamos investir nas sessões itinerantes, a gente já faz as sessões na zona rural, é um sucesso. Queremos fazer essas sessões nas escolas públicas e municipais, criar a cultura da cidadania dos nossos jovens, adolescentes, nas crianças. É isso, é a Câmara mais perto da população”, garantiu.