Com a pandemia de Coronavírus, o mundo inteiro reforçou as medidas de higiene. Nos hospitais, como já era de se esperar, a higienização se tornou ainda mais rigorosa.
Dentre as novidades que surgiram sobre a transmissão do Coronavírus, foi descoberto que o esgoto pode conter uma alta carga viral, por causa das fezes dos pacientes contaminados. Além do mais, o esgoto a céu aberto é um meio de transmissão de diversas outras doenças.
Na noite desta sexta-feira (14), o Blog do Sena flagrou um esgoto estourado, escorrendo na Rua Góes Calmon, na frente dos hospitais Unimec e IBR.
Apesar do risco que representa para os pacientes e para a população como um todo, a cena não é rara. Várias outras vezes, nossa equipe flagrou e denunciou esgoto estourado na via. Contudo, o problema é resolvido de forma paliativa pela Embasa, mas acaba voltando pouco tempo depois.
Recentemente, a Prefeitura renovou o contrato de concessão com a Embasa para que forneça o serviço de tratamento de água e saneamento pelos próximos 30 anos.