O Hospital de Base de Vitória da Conquista atende pacientes de toda a região e é referência no tratamento de várias doenças. Com a pandemia de Coronavírus, pelo menos 3 pacientes que vieram de outras cidades após testarem positivo para a doença estão internado na unidade.
Mesmo com o risco de contágio, pessoas em situação de rua têm dormido na porta do hospital. Na tarde da última quinta-feira (30), o Blog do Sena flagrou um grupo de pessoas dormindo na frente do local, o colchão colocado no canteiro indica que eles estão no local há alguns dias.
A população de rua já se encontra mais exposta ao vírus por não conseguirem fazer o isolamento social tampouco a higiene rigorosa que são as duas principais formas de prevenção. A exposição é ainda maior estando em frente a um local insalubre como um hospital.
Em outras ocasiões, nossa reportagem procurou a Prefeitura para saber quais as medidas de auxílio à população de rua durante a pandemia. A Prefeitura informou que possui dois equipamentos Centro Pop Adulto e o Centro Pop Infantil e Adolescente que prestam atendimentos especializados às pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência. O encaminhamento para esses espaços é feito por uma equipe de Abordagem Social.
Todavia, tanto o Centro Pop Adulto quanto o Centro Pop Infantil e Adolescente funcionam apenas das 8h às 17h, no restante do tempo, essas pessoas não têm onde se abrigar ou fazer a higiene adequada para diminuir o risco de contaminação. Durante a pandemia, a Prefeitura vai disponibilizar para aquelas pessoas que apresentam sintomas da COVID-19, um espaço exclusivo de isolamento, munido de todas as condições adequadas de rotinas diárias de um domicílio. Em caso de agravamento dos sintomas, serão seguidas as recomendações de encaminhamento para rede hospitalar.