Em plena luz do dia, vários urubus devoram o lixo que estava em frente a um condomínio residencial, no bairro Boa Vista, em Vitória da Conquista. A cena foi registrada na manhã desta quinta-feira (23).
Não ficou claro se o caminhão do lixo não passou ou se os moradores colocaram o lixo no horário errado. O que se sabe é que os lixos depositados na calçada do condomínio foram atacados por vários urubus, os sacos se rasgaram e o lixo tomou conta da rua.
A situação é uma questão para ser discutida já que é um dos grande problemas do sistema de coleta de lixo da cidade e a “taxa do lixo” caminha para ser aprovada. O Projeto de Lei (PL) que institui a Taxa do Lixo, como ficou conhecido o tributo sobre a coleta de resíduos sólidos, será votado na próxima segunda-feira (26), em duas Sessões Extraordinárias, às 9h e 11h, na Câmara de Vereadores.
O Projeto de Lei deve ser aprovado, uma vez que a prefeita Sheila Lemos conta com a maioria dos vereadores da Casa. Se aprovado, o projeto deve gerar uma arrecadação de R$15 milhões apenas no ano de 2022.