Nos últimos meses, Vitória da Conquista tem recebido grandes eventos em diferentes áreas. Na área da educação cultura, mês passado, a cidade sediou a 1ª Feira Literária, a Fliconquista. Já nesta semana, as atenções estão voltadas para o produtor Rural com a 1ª Feira da Agricultura Familiar que contou com a presença do Ministro o Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar do Brasil, Paulo Teixeira, e outras autoridades na abertura.
Os eventos contam com o apoio dos mandatos do deputado federal Waldenor Pereira e do deputado estadual José Raimundo Fontes, ambos do Partido dos Trabalhadores (PT). Também nos últimos meses, Vitória da Conquista recebeu diversos investimentos, durante visita do governador da Bahia Jerônimo Rodrigues.Em entrevista ao Blog do Sena, o deputado José Raimundo, destacou as ações realizadas no município. Para ele, todas as áreas da sociedade devem receber atenção.
“No nosso mandato tem trabalhado muito no processo de organização social. Nós temos apoiado, ao longo desses anos, a agricultura familiar destinando muitos equipamentos, tratores, emendas parlamentares para fomentar o pequeno agricultor. Temos também, evidentemente, destinado recursos para os prefeitos, para os vereadores. Infraestrutura, saúde e educação. Mas nós entendemos que também há outros segmentos, por exemplo, na área da cultura, na área do esporte, na área do lazer, que precisam desse apoio e por isso a gente tem colocado emendas parlamentares para apoiar, por exemplo, a capoeira, a cultura afro brasileira, para apoiar a realização de concertos de eventos musicais”, explicou.
Zé Raimundo, como é popularmente conhecido, ressaltou que todas ações tem o objetivo promover mais qualidade de vida para a população. “Na área da educação, além da reivindicação de infraestrutura para as escolas, que é uma política de governo, a gente reivindica, mas também colocamos recursos para realização de feiras literárias, feiras culturais, de festivais de música, como, por exemplo, o Musicante musical, né? Aqui no NTE 20, no sudoeste da Bahia, aqui, que na votação teve mais de 620.000 acessos, as pessoas votando para ver a música vencedora. Também destinamos recursos para a eventos na área do lazer em geral, apoiando eventos na área do ciclismo. Enfim, para que a gente possa ter aí um ambiente mais saudável entre as pessoas do convívio humano”, pontuou Fontes.
A 1ª Feira da Agricultura Familiar acontece até o próximo sábado (9), no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima e reúne agricultores rurais da região, além de lideranças e políticos de vários municípios. Na abertura, o evento contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar do Brasil, Paulo Teixeira, do secretário de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia, Osni Cardoso de Araújo, do diretor da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab),Thiago dos Santos; do superintendente regional da estatal no estado, Emanuel Carneiro; do o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Jeandro Laytynher Ribeiro entre outras autoridades.
O deputado destacou a importância das medidas anunciadas para proporcionar melhorias para os produtores e de combate a seca na região. “1ª Feira Territorial, com a presença do nosso ministro, com a presença aqui também da Conab e já anunciando medidas importantes para poder ajudar os pequenos agricultores na criação, no sufoco que o abastecimento de água, enfim, foi também uma oportunidade para a gente abordar esses problemas de curto prazo e apresentar propostas também para o ministro, para que ele leve para o nosso governo do presidente Lula medidas estruturais e medidas mais duradouras, como a construção de pequenas barragens , médias barragens, a universalização da cisterna de consumo, a cisterna de produção , enfim, as tecnologias sociais, como a gente chama”, explicou.
Para o deputado, todas as ações voltadas para o desenvolvimento de Vitória da Conquista têm o reflexo do governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT). “O governo Lula trouxe esse clima de oxigenação na política, de respiração, de convívio e também de retomada das políticas públicas. São muitos recursos que tem aí na á, na área da pequena, da pequena agricultura, na área da cultura, na área do e da juventude. E precisamos orientar os nossos atores, os nossos parceiros, para que eles possam, porque muita coisa depende da associação, depende do líder que tem a capacidade de fazer o projeto, apresentar o projeto e receber esses recursos. Nem tudo pode ser feito pelo parlamentar, ou pelo prefeito ou pelo governador, porque o governo disponibiliza os recursos e são como pessoas que tem que que se prepar, se organizar para buscar esses apoios