Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Conquista: Em meio a muitos questionamentos e reclamações, Prefeitura anuncia reajuste do IPTU e mudanças no valor de acordo com “distorções” presentes nos imóveis


As reclamações acerca da infraestrutura de Vitória da Conquista se intensificaram nos últimos meses com o período de chuvas fortes que provocou diversos alagamentos e muita buraqueira em todos os cantos da cidade. A forma como a Prefeitura vem empregando o recurso arrecadado já se tornou alvo de questionamentos na Câmara de Vereadores, a exemplo da vereadora Viviane Sampaio.

A edil afirmou que a população precisa saber que esse aumento não é feito pela Câmara. Ela também exigiu esclarecimentos acerca de como o tributo está sendo utilizado.

Nesta quinta-feira (23), a Prefeitura anunciou o reajuste de 5,9% acompanhando a inflação. Além do aumento do valor, aqueles imóveis que tiveram sua categoria modificada, por exemplo, que era registrado como terreno, mas agora é uma casa, também sofrerá uma mudança no valor de acordo com essa modificação.

Segundo a Prefeitura, muitos imóveis apresentam distorções em relação à área construída. Essas distorções foram identificadas no levantamento digital feito por uma empresa contratada, no ano passado. Assim, os valores maiores dizem respeito a essa atualização e não a um aumento propriamente dito do imposto.

Ainda assim, para quem mora em áreas com pouco infraestutura e muitos problemas, incluindo coisas básicas como iluminação e asfalto, a chateação na hora de pagar o IPTU fala mais alto.

Felizes ou não, os munícipes que optaram pela parcela única terão até o dia 31 de março para realizar o pagamento com 10% de desconto, e até o dia 28 de abril para pagar com 5% de desconto. Para quem for pagar o tributo de forma parcelada, a primeira parcela também vence no dia 28 de abril, o carnê pode ser obtido no site da Prefeitura.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também