Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Conquista: Em entrevista ao programa Conquista de Todos, professor Wilton Cunha diz que “acredita em segundo turno” nas eleições

Random image

Durante entrevista ao programa Conquista de Todos, da Rádio Brasil FM (107,7), o professor Wilton Teixeira Cunha comentou as duas pesquisas eleitorais divulgadas na primeira semana de outubro sobre as intenções de votos à prefeitura de Vitória da Conquista. A entrevista aconteceu na noite dessa segunda-feira (5).

No A Tarde/ Potencial pesquisa, realizada entre os dias  24 e 29 de setembro, aponta um empate técnico entre o ex-prefeito Zé Raimundo (PT) e o atual, Herzem Gusmão (MDB). Segundo o levantamento, o petista tem 34% das intenções de voto, contra 29% do emedebista. A margem de erro da pesquisa é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

Na pesquisa do Hoje In Data, realizada entre os dias 18 e 21 de setembro, também aponta um empate técnico. Zé Raimundo tem a preferência de 38,68% do eleitorado, contra 29,63% do atual prefeito Herzem Gusmão.

O professor Wilton fez uma análise e disse que as duas pesquisas são confiáveis.” Eu acho que (instituto ) In Data já nos dá os dados. Na verdade é a pesquisa do A tarde que referencia os dados do (instituto) In Data. Essas pesquisas estão dentro da margem de erro… então eu considero as duas pesquisas muito próximas”, conclui.

Durante sua análise, o professor ainda chamou atenção para quantidade de eleitores que afirmaram nas pesquisas estar indecisos ou que iriam votar branco ou anular. “Tanto para um candidato quanto para outro, o número de indecisos ainda é muito alto, mais de 50%,  então ainda há um número muito alto de um eleitorado que não decidiu o seu voto”, ressalta.

As duas pesquisas divulgadas apontam um segundo turno, só que dessa vez, o candidato Zé Raimundo aparece na frente, diferente das eleições de 2016. Para o professor, essa possibilidade existe: “há uma possibilidade enorme de segundo turno.  E em três possibilidades diferentes eu vejo isso”, finaliza.

Wilton Teixeira Cunha é professor aposentado pela UESB, Assessor Especial do IRDEB e ex-Chefe de Gabinete da Secretaria Estadual da Educação.

Wilton Teixeira Cunha é professor aposentado pela Universidade Estadual da Bahia. Foto: Google

Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também