A primeira sessão ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista após o recesso parlamentar, realizada na manhã desta sexta-feira (5), foi marcada pela ausência de vereadores da Casa. Das 21 cadeiras, 7 estavam vazias.
Além dos edis, o público também compareceu de forma tímida e inexpressiva. Assim, as atividades no legislativo conquistense retornaram sem fôlego e participação popular.
A flagrante ausência dos vereadores coincide com a aproximação do início da corrida eleitoral. Além dos cargos executivos, as eleições de 2022 definirão também os representantes aos cargos legislativos, a exemplo dos deputados estaduais e federais.
Diversos integrantes do corpo legislativo conquistense, que atuam na Câmara Municipal, podem acabar se evadindo do exercício cotidiano do vereador para empenharem tempo e energia em sua candidaturas próprias.
Vale ressaltar que, além do exame e aprovação de leis, aos vereadores cabe a responsabilidade de fiscalizar a administração, desempenhando importante papéis na vida pública do município.