Uma fila quilométrica se formou na Associação de Moradores do bairro Urbis VI, na Avenida Central, uem Vitória da Conquista, nesta quarta-feira (20). O motivo é que no local estavam sendo realizadas inscrições para ocupar uma das vagas de emprego disponíveis pela empresa DASS.
A fila chegou a fazer uma volta e tinha pessoas até na frente da Escola Municipal, que fica numa rua lateral. Desde a semana passada a empresa está fazendo uma seleção para a contratação de 500 funcionários. Muitas pessoas aproveitaram a oportunidade e mesmo debaixo de chuva ficaram na fila aguardando a vez de realizar a inscrição. Muitos estavam com guarda-chuvas, já outros não. São homens e mulheres de diferentes idades em busca de um emprego.
O Grupo Dass é uma das empresas que mais gera empregos na terceira maior cidade da Bahia. A empresa é do segmento de vestuário esportivo e emprega atualmente cerca de 5 mil funcionários, sendo uma das maiores empregadoras da cidade.
A oportunidade de emprego surge diante de uma situação enfrentada por milhões de brasileiros: o desemprego. Só na Bahia, no primeiro trimestre de 2022, a taxa de desocupação foi de 17,6%, a maior do país, o que não ocorria desde o 1º trimestre de 2021.
Uma das consequências da falta de emprego em todo o país é o retorno da fome. O Brasil voltou ao Mapa da Fome, segundo a Organização das Nações Unidas. O percentual de brasileiros que não têm certeza de quando vão fazer a próxima refeição está acima da média mundial. São 61 milhões de brasileiros que enfrentaram dificuldades para se alimentar entre 2019 e 2021; 15 milhões deles passaram fome. Só em Vitória da Conquista, cerca de 100 mil pessoas estão em situação de pobreza ou extrema pobreza, segundo dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.