Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Conquista: Diplomação da prefeita, vice, vereadores e suplentes acontece nesta terça-feira (17)

Random image

Na próxima terça-feira (17), será realizada a cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos nas eleições municipais de 2024 em Vitória da Conquista. O evento, que oficializa os novos mandatos, está previsto para as 19h no Centro Municipal de Atenção Especializada (Cemae), localizado na Avenida Olívia Flores, nº 300, no bairro Candeias.

Serão diplomados a prefeita reeleita Sheila Lemos (União Brasil) e o vice-prefeito eleito Dr. Allan (Republicanos). A chapa conquistou 116.488 votos, correspondentes a 58,83% dos votos válidos, no pleito realizado em outubro.

A diplomação acontece após uma série de disputas judiciais que marcaram o processo eleitoral. A candidatura de Sheila Lemos foi inicialmente indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) no dia 16 de outubro. Por 4 votos a 3, o TRE-BA entendeu que Sheila estaria buscando um terceiro mandato consecutivo da mesma família, situação proibida pela legislação eleitoral, uma vez que sua mãe, Irma Lemos, assumiu interinamente o cargo entre 2017 e 2020, após o falecimento do então prefeito Herzem Gusmão. A ação foi movida pelo candidato Marcos Adriano (Avante) e pela Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV).

Embora tenha recebido a maioria dos votos, Sheila ainda dependia de uma decisão favorável do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Até então, os votos destinados à candidata eram contabilizados como “anulados sub judice”. Porém, no dia 19 de novembro, o TSE reverteu a decisão do TRE-BA e confirmou a elegibilidade da prefeita, garantindo sua posse como chefe do Executivo municipal. Apesar do parecer favorável, Marcos Adriano e a Federação Brasil da Esperança já manifestaram a intenção de recorrer à instância superior.

Além da prefeita e do vice-prefeito, serão diplomados os 23 vereadores eleitos e reeleitos que comporão a Câmara Municipal de Vitória da Conquista no próximo mandato. São eles: Diogo Azevedo (União Brasil), Leia De Quinho (PSD), Luciano Gomes (PCdoB), Xandó (PT), Fernando Jacaré (PT), Dr. Andreson (PCdoB), Dudé (União), Adinilson Pereira (União), Ivan Cordeiro (PL), Dinho dos Campinhos (Republicanos), Simão (Republicanos), Cris De Lúcia Rocha (MDB), Ricardo Babão (PCdoB), Viviane (PT), Paulinho Oliveira (PSDB), Subtenente Muniz (PDT), Doutora Lara (Republicanos), Márcio De Vivi (PSD), Ricardo Gordo (PSB), Hermínio Oliveira (PP), Bibia (União), Nelson De Vivi (PSDB), Edivaldo Ferreira Júnior (PSDB) e Natan Da Carroceria (Avante).

Os suplentes também serão diplomados durante a cerimônia. O evento terá acesso restrito e as pulseiras de identificação, necessárias para entrada, serão entregues pelo cartório da 39ª Zona Eleitoral aos diplomandos, que deverão distribuí-las aos seus convidados. Para autoridades, o sistema de distribuição será organizado diretamente pelo cartório.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também