Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Conquista: Polo Têxtil chega à quarta fase de implantação com elaboração do projeto de engenharia e arquitetura

Random image

No próximo dia 28, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) reunirá os atores envolvidos na concretização do projeto do Polo Têxtil do Sudoeste da Bahia para uma avaliação das etapas já concluídas e definição de encaminhamentos. Denominada de reunião de equalização das etapas do Polo Têxtil acontecerá no Planetário Professor Everardo Públio de Castro, localizado no Centro Cultural Glauber Rocha.

A implantação do Polo Têxtil do Sudoeste da Bahia está cada dia mais próxima de se tornar realidade. A iniciativa da Prefeitura de Vitória da Conquista, coordenada pela SMDE, entrou na quarta fase, em que o projeto de infraestrutura que dará vida ao empreendimento está sendo elaborado pelos engenheiros e arquitetos da K Consultoria, liderada por Kanji Kato, um dos maiores especialistas da área na América do Sul e que assessora a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão e de Planejamento Estratégico (Faepe).

A expectativa é que até o mês de julho, a Prefeitura de Vitória da Conquista realize um evento para o público, para a divulgação de todos os detalhes do Polo Têxtil, que deve estar em pleno funcionamento no prazo de um ano e meio, segundo a Faepe, contratada pelo Município para a elaboração do projeto e encaminhamentos técnicos visando a expansão da proposta para a região.

A proposta do Polo Têxtil ganhou contornos de viabilidade desde junho de 2021, tiveram início os estudos de viabilidade. A avaliação atestou que Vitória da Conquista possui vocação econômica, localização estratégica e vontade política ideais para receber o empreendimento.

Com o resultado do estudo inicial, a prefeita Sheila Lemos assinou o contrato com a Faepe para o desenvolvimento da metodologia e elaboração do projeto de implantação do Polo Têxtil do Sudoeste, em setembro de 2022. O pontapé na primeira fase do projeto foi dado com a seleção e capacitação de profissionais que atuaram como agentes de pesquisa, visitando empresários do município para elaborar um diagnóstico sobre o perfil e as potencialidades econômicas referentes ao setor têxtil

Na segunda fase, o trabalho foi ampliado para diferentes áreas do entorno de Vitória da Conquista, abrangendo vários municípios num raio de 300 quilômetros, a exemplo de Itambé, Itapetinga, Guanambi, Brumado e Jequié. Também nesse momento, foi iniciado o diálogo com os órgãos do Sistema S (Senai, Senac, Sesi, Senac e Sebrae), que virão a contribuir com a capacitação da mão de obra a ser absorvida por todas as áreas do polo.

Em seguida, na terceira fase, as discussões foram aprofundadas com empresários integrantes da cadeia produtiva do ramo têxtil, para atualizá-los sobre o andamento do projeto. Foi realizado ainda um contato com o Governo do Estado, para verificar a possibilidade de flexibilização do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para os atores que integrarão o polo.

 

Na quarta fase, além da elaboração do projeto de engenharia e arquitetura, também está sendo realizada a comunicação com a mídia especializada do setor, para divulgar o Polo Têxtil do Sudoeste. O objetivo é trazer  empresas e organizações para conhecer Vitória da Conquista e aprofundar o seu conhecimento sobre os contextos histórico, econômico e geopolítico do município que está implantando o empreendimento.

Ao longo desse tempo, foi realizada a busca por terrenos com condições adequadas para receber o empreendimento. Após ser descartada a área do antigo aeroporto, por não preencher os requisitos necessários, neste momento estão sendo filtradas as últimas opções. O espaço onde o polo será instalado deverá ter uma área de mais de 400 mil metros quadrados

 


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também