Aconteceu neste sábado (19), no Estádio Municipal da Zona Oeste (Murilão), a abertura oficial dos Jogos Estudantis da Rede Municipal de Ensino. Promovidos pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), os Jogos Estudantis estão em sua segunda edição e contam, este ano, com a participação de 37 escolas das zonas rural e urbana.
“Trata-se de uma verdadeira olimpíada entre as escolas da rede, tendo a abertura oficial hoje, com jogos acontecendo até o dia 14 de novembro. Serão de 15 a 20 modalidades esportivas distintas, de esportes coletivos a individuais e com regras adaptadas para crianças e adolescentes iniciantes no esporte”, explica o coordenador de educação física da Smed, Miquéias Pereira.
Outra novidade para a edição deste ano é a participação de cerca de 200 alunos de artes marciais que integram o projeto local do Instituto Irmãos Nogueira, que funciona em parceria com a Prefeitura nas escolas municipais Lycia Pedral e Cláudio Manoel da Costa.
Aluna do 6º ano da escola Cláudio Manoel da Costa, Ágata Rodrigues declara que o Jiu- Jitsu foi o grande responsável pela melhora no seu desempenho escolar. “Pratico há menos de um ano e o Jiu-Jitsu fez uma diferença enorme na minha vida. É uma felicidade estar aqui, para poder inspirar meus colegas e outros alunos a praticarem esportes”, afirmou a aluna.
Professor da Rede Municipal há 30 anos, Jutahy Carneiro destaca que os jogos se tornaram um evento aguardado pelos alunos que, ao longo de meses, se preparam e se mobilizam em participar. “É um evento que tem demonstrado um potencial grande na concentração, no desempenho escolar e, principalmente no comportamento e no controle emocional desses alunos”, revelou Jutahy.
Para o secretário de Educação, Edgard Larry, uma das marcas da gestão municipal é o maciço investimento no esporte associado à educação de jovens. “Já temos indicativos que revelam uma melhora no desempenho desses alunos, muito devido aos programas pedagógicos e esportivos desenvolvidos ao longo do ano. A Prefeitura tem investido de maneira robusta e responsável para renovar espaços como o Murilão e para equipar as escolas. Temos certeza que um enorme legado será deixado na cidade e que desses Jogos sairão atletas campeões em nível nacional”, afirmou Larry.
A abertura dos Jogos Estudantis também contou com a presença do secretário interino de Cultura, Esporte e Lazer, Alecxandre Magno.