O Blog do Sena vem noticiando o cenário de superlotação nas unidades de saúde em Vitória da Conquista. Pacientes enfrentam horas de fila, inclusive no atendimento pediátrico.
Pacientes do UPA (Unidade de Pronto Atendimento), Hospital Esaú Matos e Hospital São Vicente de Paulo estão denunciando cotidianamente a falta de estrutura para o recebimento adequado dos pacientes, inclusive das crianças.
O problema se agrava quando são levados em consideração os problemas respiratórios que incidem de forma sazonal. Os profissionais de saúde já estão alertando para o crescimento de ocorrências de problemas respiratórios no município.
Com o inicio do outono, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Vigilância Epidemiológica (VIEP), registrou o avanço de número dos casos de doenças respiratórias, como síndrome gripal, resfriado, bronquite e pneumonia.
O cenário pode piorar ainda mais daqui a alguns meses, com a aproximação do inverno. Quem se preocupa com a situação são os pais de crianças pequenas, mais vulneráveis ao contágio.