O Dia do Professor, celebrado em todo dia 15 de outubro, será comemorado de uma maneira diferente no ano de 2020. O Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista (SIMMP) divulgou que, além de paralisação, ocorrerá uma carreata em protesto contra o sucateamento da educação.
A categoria aborda sobre como os governantes utilizaram do estado de emergência causado pela pandemia de covid-19 para promover ataque à classe trabalhadora. Segundo a nota divulgada pelo órgão, outubro é o 6º mês de cortes salariais.
Outro ponto citado pela categoria foi a sobrecarga de trabalho gerada pelo ensino remoto. Com essa modalidade, os profissionais tiveram de adaptar suas residências, além de utilizar seus próprios aparelhos para que fosse possível trabalhar a distância.
“Os profissionais da educação estarão expondo as problemáticas da educação, como a quebra da tabela salarial do professor, o ensino remoto excludente, cortes dos incentivos e cortes de 50% dos salários dos contratados”, diz uma parte da nota.