Em entrevista ao Blog do Sena, o diretor do Presídio Nilton Gonçalves, Alex Bombeiro, falou sobre o “saidão do 7 de setembro”. De acordo com ele, os detentos devem deixar o presídio na próxima semana e vão passar uma semana com suas famílias.
Ele afirmou que o benefício da saída temporária é uma determinação judicial, que é apenas cumprida por eles. Além disso, os beneficiados são aqueles detentos que em breve estarão novamente na rua.
Sobre a afirmação de que o “saidão” provoca o aumento de crimes, o diretor disse que as pessoas costumam imputar a esses detentos os delitos que já ocorrem na cidade, independente das saídas temporárias.
“Se você verificar não há grandes aumentos, grandes oscilações de crime nesses períodos. O que causa pânico na sociedade é porque vão sair mais de 100 presos, mas são presos que já estão terminando suas penas”, garantiu o diretor.
O diretor reafirmou a importância das saídas temporárias como uma das formas de ressocializar os detentos, uma vez que é necessário que os presos tenham novas oportunidades para que possam abandonar a vida do crime.