Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Conquista: Denúncias do SIMMP sobre problemas na infraestrutura das escolas da rede municipal ganharam repercussão estadual

As denúncias do Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista (Simmp) ganharam repercussão estadual nesta quarta-feira (22). A presidente do Sindicato, Greissy Leôncio, participou ao vivo do programa Brasil Urgente, da TV Bandeirantes, no qual apresentou vídeos mostrando a situação precária de algumas extensões de ensino utilizadas pela Prefeitura municipal.

A situação da extensão do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Prascóvia Menezes Lapa, no distrito de Iguá, voltou a ser pautada pela situação em que o local se encontra. Os banheiros não possuem estrutura para atender crianças de 4 e 5 anos que estudam lá, e para piorar, são compartilhados entre alunos, professores e demais funcionários da instituição.

“Eu vim trazer a voz dos professores que tanto têm passado com a má gestão do atual governo municipal. A educação está em frangalhos em nosso município, com escolas sucateadas e sem estrutura. Isso é uma extensão. Em Conquista, virou rotina construírem extensões, que são improvisos de escola. Para economizar, não se constroem escolas com recurso público, são construídas extensões que não têm condições de receber crianças”, criticou Leôncio.

 

A situação de um banheiro na extensão virou alvo de críticas pesadas e satíricas por parte do apresentador do programa, Uziel Bueno. O papel higiênico fica amarrado na janela, que é tampada por um pano para oferecer o mínimo de privacidade para quem precisar fazer uso. “Prefeita Sheila Lemos, a senhora teria coragem de usar um banheiro assim? Eu acho que não. Agora para os outros é bom, né prefeita? Vocês viram como está amarrado o papel higiênico lá? Prefeita, esse é o banheiro da sua escola!”, disparou o apresentador.

A presidente do SIMMP relembrou cortes feitos no orçamento da educação pública municipal e criticou também a atuação da Câmara de Vereadores. “Como se não bastasse, no último ano, foram retirados mais de R$ 72 milhões do orçamento da educação, e é essa a condição que você está vendo das escolas. Aprovado na Câmara de Vereadores, por meio de uma manobra, sem seguir o Regimento Interno da Casa, às pressas, para retirar o orçamento da educação pública de Vitória da Conquista. A Câmara em sua maioria não fiscaliza o Executivo, que é o papel do vereador, mas ainda usa a tribuna para defender atos como esses, vergonhosos, e para acusar o Sindicato, assediar moralmente o Sindicato. A Câmara de Vereadores se tornou um ambiente hostil para os professores, para o Sindicato. Alguns vereadores se prestam ao papel de ‘passar pano’ para a prefeita Sheila Lemos”, avaliou a presidente.

O apresentador terminou com um desafio: “eu estou desafiando a prefeita a ir nesse banheiro. Imagine eu chegando nessa escola para usar o banheiro, usei o banheiro, aí eu uso o banheirinho e vou pegar o papel higiênico amarrado nos canudos. Isso eu, agora imagine uma criança usando. […] Vou logo avisando: ou a senhora conserta isso, e não vá só tirar o papel higiênico, não; ou eu mesmo vou nessa escola. E estou avisando: se a senhora não reformar, eu reformo”, disse.

Apesar de o banheiro ter ganhado destaque e chamado mais a atenção do apresentador, as denúncias do Sindicato abrangem a falta de uma sala para os professores planejarem as atividades, a falta de um pátio na extensão (o que obriga os professores a saírem com os alunos da unidade para irem até a sede do Cemei). A sede do Cemei, por sua vez, está com a vegetação alta; o local para guardar a merenda também é impróprio; além disso, infiltrações tomaram conta das paredes

Confira a entrevista na íntegra clicando aqui


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também