Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Conquista: Defesa Civil e Cerb vistoriam barragem da Fazenda Beija-Flor, que não apresenta riscos de rompimento

Random image

Na manhã deste domingo (28), a Defesa Civil de Vitória da Conquista recebeu o supervisor geral de Barragem da Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento da Bahia (Cerb), Joel Barbosa, para uma inspeção na barragem da Fazenda Beija-Flor, localizada na BA-263, próximo à região do Capinal. Felizmente, os técnicos constataram que não há risco de rompimentos e a situação da barragem está segura.

A Defesa Civil Municipal vem monitorando o local diariamente. Com a intensificação das chuvas na última semana, verificou-se que a água estava cobrindo a tapagem – a barreira de cascalho compactado em torno da barragem. Por isso, na última quinta-feira (25), o órgão acionou a Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec) em busca de apoio.

Na vistoria realizada nesta manhã, os técnicos percorreram todo o perímetro da tapagem e não identificaram indícios de rompimento, além de verificar que o sangradouro está funcionando bem, ecoando o excesso de água.

O engenheiro da Defesa Civil, Gabriel Queiroz, afirmou que, embora o quadro geral não apresente riscos atualmente, a visita resultará em alguns encaminhamentos para reforço da segurança na área. “Nós iremos notificar o Estado pela questão da pista, uma vez que apesar de ter sido feito um enrocamento paliativo, com todo esse período de chuvas, além dos períodos anteriores, voltaram a incidir no avanço de algumas patologias e carecem de um maior monitoramento do Governo do Estado”, disse.

O enrocamento a que ele se refere consistiu na inserção de uma espécie de cortina de pedras no talude ao lado esquerdo da rodovia (sentido Conquista – Itambé), que apresentou erosão durante as fortes chuvas dos anos anteriores. As pedras trouxeram estabilidade ao talude, evitando a evolução da erosão até causar danos na pista. Como a faixa de domínio da rodovia é de responsabilidade do Governo do Estado, o município irá pedir atenção maior a essa situação.

“Além disso, vão ser feitas algumas indicações ao proprietário da fazenda, para que se realize algumas ações, para se garantir assim a estabilidade da barragem”, concluiu Gabriel.

A barragem da Fazenda Beija-Flor segue o fluxo do Rio Verruga, chegando aos municípios abaixo da Serra do Marçal, sendo Itambé o primeiro deles. Por isso, as medidas de monitoramento e prevenção ao rompimento da barragem são importantes não apenas para a segurança dos que transitam na BA-263 em Vitória da Conquista, mas também para a população dos municípios vizinhos.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também