
Basta uma volta pelo Centro, em Vitória da Conquista, para flagrar vários carros estacionados de maneira irregular. Na manhã desta segunda-feira (19), o Blog do Sena flagrou um carro estacionado em cima de uma calçada.
Além de ser irregular, a ação do motorista traz prejuízos para os pedestres que ficam com dificuldades de trafegar pelo local. Para agravar ainda mais a situação, o carro estava estacionado próximo de uma rampa para pessoas com deficiência e em cima do piso tátil, impossibilitando a passagem com segurança das pessoas com deficiência.
Um outro motorista também estacionou de forma irregular o veículo Praça Hercílio Lima, em frente ao Hospital São Vicente. O veículo foi estacionado em frente a um ponto de ônibus. A ação irregular além de causar transtornos para os usuários do transporte público, também causa prejuízos para o infrator.

Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), todas as situações citadas são consideradas infrações médias. Estacionar em ponto de ônibus gera multa de R$ 85,13, com quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A multa para estacionar em cima da calçada é R$195,23 e cinco pontos na carteira. Já sobre estacionar veículos onde houver acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, uma proposta da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados de multar o infrator foi aprovada em em outubro de 2021. A proposta altera o CTB e a infração é considerada média e pode levar à remoção do veículo.