A Câmara Municipal de Vitória da Conquista vai sediar, no próximo dia 28 de abril, às 19h, uma audiência pública para discutir a urgente necessidade de melhorias no tráfego das principais entradas e saídas da cidade. O requerimento para a realização do debate foi apresentado pelo presidente da Casa, vereador Ivan Cordeiro (PL), e tem como foco central a construção de viadutos e passarelas, além da duplicação de trechos da BR-116.
A proposta visa mobilizar a sociedade, técnicos, lideranças políticas e representantes de órgãos como o CREA, para debater soluções concretas diante da sobrecarga no trânsito urbano e nos acessos a bairros populosos da cidade, como o Urbis VI, Campinhos, Recanto das Águas, entre outros.
“Vamos falar sobre as entradas e saídas de Vitória da Conquista, o trânsito, o tráfego, a segurança viária e a necessidade da construção de viadutos e passarelas. Tem a questão também da duplicação desse trecho, então é um assunto que está na ordem do dia de Vitória da Conquista”, afirmou Ivan Cordeiro em entrevista ao Blog do Sena.
O parlamentar frisou que a audiência é um chamamento a todas as esferas de poder para se posicionarem sobre o problema, que há anos afeta a população conquistense. “A audiência pública é para chamar a atenção de todos os governos, municipal, federal e estadual, uma vez que Estado e União já deram provas de que não vão construir esses viadutos”, pontuou Cordeiro.
Um dos pontos de maior urgência apontado pelo vereador é o cruzamento na saída da Urbis VI, em direção a Itambé. A região é conhecida pelos congestionamentos frequentes e pela alta demanda de veículos, especialmente em horários de pico. Cordeiro revelou que a obra de um viaduto no local pode custar entre R$ 30 a 40 milhões, e defendeu que o município assuma a responsabilidade.“Temos que pensar nessa possibilidade. Então, o município precisa criar a alternativa para esse primeiro viaduto”, disse. “Minha sugestão é que a Casa aprove o próximo Finisa, condicionando à construção do viaduto”, disse Cordeiro na sessão da Câmara de vereadores do dia 9 da abril.
Um dos grandes apoiadores da audiência é o vereador Fernando Jacaré (PT). Durante a entrevista, o edil morador da Urbis VI e defensor histórico da pauta do anel viário, reforçou a importância da audiência e destacou o caráter coletivo do debate. “Parabéns ao presidente, principalmente por abrir o tema para todos os vereadores, exatamente por entender que é um assunto suprapartidário e urgente. Nós vivemos um caos hoje na entrada da cidade, a verdade é essa, a população não aguenta mais”, afirmou Jacaré.
O petista também ressaltou que soluções já vêm sendo discutidas ao longo dos anos, mas que agora há propostas concretas sendo apresentadas à Câmara e convidou os moradores para a audiência. “Não podemos parar. Há ideias superinteressantes que com certeza vão trazer soluções. E depende de cada um de nós. A população tem que participar dessa audiência por entender que é um assunto de interesse da cidade e da região”, completou.
Além de convidar a população em peso para o evento, Ivan Cordeiro fez questão de reconhecer o trabalho de Jacaré na defesa da pauta. “Foi o primeiro vereador com quem eu conversei sobre a audiência pública. A gente sabe do mandato que ele exerce em defesa daquela região da Urbis VI e demais bairros afetados por aquele cruzamento ali na saída de Itambé”.
A expectativa da Câmara é de que a audiência mobilize representantes da sociedade civil, associações de bairro, especialistas em mobilidade urbana e lideranças regionais, em um passo importante rumo à busca por soluções para um dos maiores gargalos de infraestrutura da cidade.