Além de momentos de festejo e confraternização, as datas festivas representam um momento de geração de renda e emprego. Em Vitória da Conquista, os dados superaram as expectativas e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) comemorou o saldo positivo. A notícia foi divulgada nesta terça-feira (27) pelo programa Bahia Meio Dia, da TV Sudoeste.
De acordo com a reportagem, o Governo do Estado divulgou que foram arrecadados nesse períod de São João cerca de R$ 1,5 bilhão no setor de comércios e serviços. Além disso, o aeroporto Glauber Rocha registrou um aumento de 65% na movimentação de passageiros em relação ao mesmo período do ano passado.
Para comparação, no mesmo período, Salvador teve oito por cento de aumento. Os números, portanto, simbolizam um aumento expressivo em Conquista dos turistas vindo passar o São João no interior. Os índices mostram também que cerca de um milhão e meio de turistas vieram para Bahia durante esse período, de acordo com o Governo do Estado.
O diretor da CDL, seu Hélio Marques, também destacou o balanço positivo. De acordo com ele, o comércio registrou 10% de crescimento “nós alcançamos e ultrapassamos nossa meta em decorrência dessa movimentação das festas juninas”.
Ele também destacou que diversos fatores influenciam no saldo positivo. “É toda uma estrutura. As festas do Arraiá da Conquista, promovidas pela Prefeitura Municipal, com atividades na Praça 9 de Novembro também impulsionaram as vendas”.
Os horários especiais do comércio também entraram nessa conta. “Além disso, o comércio funcionou em horário especial, então o pessoal vinha pra cá, passava pelo comércio e acabava comprando, tanto os moradores do município quanto os visitantes”. As festas que ocorreram na região também contribuíram, de acordo com Hélio Marques.
O diretor da CDL também ressaltou ações promocionais, como o São João iluminado, que ainda está em vigência. Nessa ação, a cada compra nas lojas participantes, a pessoa pode ganhar uma raspadinha e concorrer a prêmios. “Todas essas ações contribuem para que as vendas aconteçam”.
Diante desse cenário, Hélio está muito otimista em relação ao segundo semestre. “Então esse movimento de junho traz pra gente um pensamento muito positivo pro segundo semestre. A gente acredita que vamos ter um período muito movimentado, com geração de vários empregos”, afirmou.