Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Conquista: Cresce número de moradores de rua na Avenida Filipinas e população relata redo e problemas de saúde pública

Random image
Foto: Blog do Sena

Nos últimos meses, a Avenida Filipinas, situada no bairro Felícia, em Vitória da Conquista, tem testemunhado um aumento significativo no número de pessoas em situação de rua. Barracas improvisadas estão sendo montadas em diversos pontos da via, especialmente nas proximidades do Hospital Geral de Vitória da Conquista e da Unidade de Pronto Atendimento(UPA), gerando apreensão entre moradores, pedestres e comerciantes locais. Além da sensação de insegurança, a falta de higiene e os riscos à saúde pública são questões preocupam a população.

Segundo relatos, os ocupantes desses espaços realizam suas necessidades fisiológicas nas calçadas e cozinham no local sem nenhuma estrutura adequada, o que gera mau cheiro, acúmulo de lixo e proliferação de insetos e doenças. A situação coloca em risco não apenas a saúde dos próprios moradores de rua, mas também de quem transita pela região diariamente.

O problema se agrava devido ao clima de insegurança. Recentemente, a Guarda Municipal realizou abordagens no local e encontrou drogas e celulares de origem suspeita, aumentando o receio de moradores e comerciantes. Há relatos de intimidações e pequenos furtos na região, o que reforça o apelo da comunidade por medidas mais efetivas por parte das autoridades. Durante a ação foram encontrados em poder de um homem e de uma mulher, três porções de substância análoga à maconha e 15 pedras semelhantes a crack, além de R$ 1.162,00 em espécie e quatro aparelhos celulares.

Foto: Blog do Sena

A responsabilidade pelo atendimento a essa população é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. O Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas) atua no município oferecendo acolhimento e encaminhamentos para abrigos e serviços de assistência, mas muitos recusam esse suporte e continuam nas ruas. No entanto, até o momento, a Seas não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.

Diante do crescimento desse problema, volta a discução sobre a melhorias dos sevriços e políticas públicaspara a resolução, como ampliaação as vagas em abrigos, investimento em programas de reinserção social e fortalecer as abordagens para que mais pessoas aceitem sair das ruas. Ações coordenadas entre poder público e segurança municipal e são essenciais para que a Avenida Filipinas e outros pontos da cidade não se tornem ainda mais degradados, comprometendo a qualidade de vida de todos.

 


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também