A Socicam, empresa que administra o Aeroporto Glauber Rocha, emitiu uma nota na qual nega que houve o cancelamento de voos por conta da falta de equipamentos que permite o pouso e a decolagem seguros em dias de tempo fechado. De acordo com a empresa, o aeroporto foi inaugurado com todos os equipamentos de segurança necessários.
A nota afirma ainda que os problemas de pouso e decolagem recorrente no Aeroporto Pedro Otacílio de Figueiredo não acontecem no novo aeroporto, uma vez que o novo equipamento conta com aparelhos que permite operações seguras com nuvens a até 76 metros da pista, sendo que no antigo aeroporto, as nuvens precisavam estar a pelo menos 213 metro de altura.
A empresa não comentou os atrasos citados por passageiros.
Nota
Referente à informação sobre o possível cancelamento de voo em Vitória da Conquista, a Socicam informa:
“O Aeroporto Glauber Rocha foi inaugurado com todos os equipamentos necessários para uma operação segura, sob condições de voos visuais, bem como condições de voos por Instrumentos, equipamentos esses homologados pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), órgão do Comando da Aeronáutica.
Os procedimentos disponibilizados fornecem aos pilotos condições de realizarem suas operações (pouso e decolagem) com total segurança.
Atualmente os procedimentos de pouso permitem uma aproximação segura, com nuvens de até 250 (pés) ou seja, 76 (metros) de altura, sendo que no antigo aeroporto de Vitória da Conquista, eram até 700 (pés) / 213 (metros) de altura.
Visando uma maior eficiência na segurança operacional, a Socicam instalou um Indicador de Trajetória de Aproximação de Precisão (PAPI) que é um sistema de iluminação de orientação visual, que fornece uma indicação positiva da posição de uma aeronave em relação à rampa de inclinação, durante a aproximação final para pouso.
O aeroporto dispõe ainda de Estação Meteorológica de Superfície (CAT 3), que fornece dados meteorológicos, transmitidos aos aeronavegantes, pelos operadores da Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA-A), também implantada no aeródromo, visando maior segurança nas operações de pouso e decolagens.
Vale ressaltar que desde o início das operações no Aeroporto Glauber Rocha – SBVC, não consta nenhum voo cancelado das empresas aéreas em nosso Banco de Informações de Movimento de Tráfego Aéreo.