Chegando ao Sudoeste baiano, o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) segue com a Circulação Bahia 2019 e apresenta o espetáculo “Lub Dub” no município de Vitória da Conquista. No dia do aniversário de Vitória da Conquista, 09 de novembro, às 19h, o corpo artístico sobe ao palco do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima. A entrada é gratuita, com distribuição de ingressos no mesmo local, a partir das 18h. Em “Lub Dub”, a coreografia e trilha sonora original são assinadas pelo sul-coreano Jae Duk Kim, promovendo uma interação das culturas afro-brasileira e sul-coreana.
O nome do espetáculo, concebido especialmente para o BTCA, é uma referência ao som percussivo das batidas do coração. A medicina considera que os dois primeiros (ou principais) sons do coração são denominados LUB e DUB (ou dup): é a bolha produzida pela abertura e fechamento das válvulas que permitem a passagem do sangue. Assim, “Lub Dub” é uma metáfora sobre a vida, sobre a própria humanidade e sua energia vital, que motiva e sustenta o movimento do corpo: o corpo que pulsa, medita, protesta e luta, utilizando a percussão como motivação sonora.
A estrutura coreográfica cíclica e a fluidez do elenco desenvolvem-se, simultaneamente, alternando movimentos de tração, estremecimento e reverberação, intercalando cenas dinâmicas e estados de relaxamento. A composição mantém as características peculiares do coreógrafo: ele utiliza o ritual e o contemporâneo, indo do silencio absoluto à vertigem de tirar o fôlego, literalmente, em questão de instantes, sempre em estreita relação com a trilha sonora.
Workshops
Além disso, o BTCA ministrará um workshop de danças afro-brasileiras para artistas da região. O encontro acontecerá no dia 08 de novembro, das 18h às 21h. As inscrições gratuitas para as 30 vagas da turma podem ser feitas no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, entre os dias 04 e 07 de novembro, das 14h às 17h.