A Prefeitura de Vitória da Conquista transferiu o feriado de carnaval para a próxima segunda-feira, 16 de agosto. Na época, o feriado foi transferido para evitar aglomerações, festas, encontros e consequentemente conter a disseminação do coronavírus. No entanto, o comércio da cidade deve funcionar normalmente.
A transferência do feriado aconteceu por meio do decreto nº 20.738/202, publicado no Diário Oficial no dia 9 de fevereiro. De acordo com o decreto, foram consideradas naquele período, entre outras questões, a taxa de transmissão do novo coronavírus em 1,84; a taxa de mortalidade em decorrência da contaminação pelo vírus em 1,54 e a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que estava acima de 90%.
Apesar do feriado decretado pelo governo municipal, a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Vitória da Conquista decidiu não aderir e deve fuincionar. A decisão foi tomada entre a CDL, Sindicato do Comércuio Varejista
Com a decisão, o comércio da cidade deve funcionar na próxima segunda, mas com o horário reduzido.
De acordo com o comunicado da CDL, a decisão levou em consideração “que o pleno funcionamento dos estabelecimentos comerciais é fundamental para o atendimento e comodidade dos consumidores, bem como a manutenção e geração de empregos.”O funcionamento do Comércio no dia 16 de agosto de 2021, das 8h às 16h. E por esse dia de trabalho, o funcionário receberá o valor de R$25,00.
Veja a nota na íntegra: