O início da tramitação do projeto de lei complementar que institui a Taxa de Coleta de Resíduos Sólidos, conhecida popularmente por “Taxa de Lixo”, está provocando um clima tenso na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista. Com a aprovação da Casa para que o projeto tramite em regime de urgência, a população manifestou seu desagrado com o projeto massivamente.
Com a polêmica instaurada na cidade, a segurança na porta do Plenário Carmem Lúcia precisou ser reforçada. Agentes da Guarda Municipal estão auxiliando na segurança para que a sessão ordinária desta sexta-feira (12), possa ocorrer dentro da normalidade sem nenhuma intercorrência.
O vereador e advogado Andreson Ribeiro (PCdoB) entrou com um mandado de segurança contra a tramitação do PL. Segundo o edil, para que o projeto tramitar na Casa Legislativa, seria necessário fazer uma consulta popular e obter um parecer do Conselho Municipal de Saneamento Básico e Ambiental.
Como a maioria dos vereadores da Casa pertencem à bancada de situação, as chances do novo tributo ser aprovado são grandes.