Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Conquista: Com ruptura entre Governo do Estado e Hospital IBR, número de leitos para tratamento do Coronavírus cai para 86

Random image

Na tarde desta sexta-feira (03), o Governo do Estado anunciou a ruptura do contrato com o Hospital IBR, referente ao aluguel de leitos para tratamento de pacientes com Coronavírus de Vitória da Conquista e região. De acordo com a nota publicada pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), a ruptura se deu em face de irregularidades encontradas em um auditoria realizada no hospital.

Com a ruptura, o número de leitos disponíveis da rede SUS para tratamento passou de 114 para 86, sendo 46 enfermarias e 40 leitos de UTI.

Conforme o último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, 55% dos leitos de UTI do município estão ocupados, sendo que 17,5% desse percentual corresponde a pacientes de Vitória da Conquista e 37,5% a pacientes vindos de outros municípios da região.

Neste momento, encontram-se internados 47 pacientes de Vitória da Conquista e outros 24 municípios: Livramento de Nossa Senhora, Jaguaquara, Encruzilhada, Nova Canaã, Iguaí, Malhada de Pedras, Jânio Quadros, Itapetinga, Ilhéus, Luiz Eduardo Magalhães, Potiraguá, Ibicuí, Brumado, Itapebí, Prado, Cândido Sales, Mucuri, Itororó, Poções, Aurelino Leal, Barra do Choça, Guanambi, Salvador e Valença.

No início do processo de reabertura do comércio, foi anunciado que a velocidade do avanço de casos e a disponibilidade de leitos seriam balizadores para a Prefeitura definir se o processo continuaria ou seria freado. Assim, não se sabe se a ruptura e a consequente diminuição no número de leitos, irá provocar alguma mudança na reabertura do comércio, uma vez que, mesmo o aumento alarmante dos casos de Coronavírus no município, que chegou hoje a quase 900, não fez com que o comércio fosse novamente fechado.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também