Esta quarta-feira (10) foi um dia movimentado na Prefeitura de Vitória da Conquista. Logo pela manhã, os agentes comunitários de saúde e de endemias realizaram um protesto na porta do prédio reivindicando aumento salarial.
No final da tarde, foi a vez dos profissionais de educação marcarem presença na porta, enquanto a direção do Sindicato do Magistério Público Municipal (SIMMP) para debaterem o reajuste salarial da categoria.
O Sindicato busca o pagamento do reajuste de 14,95% do Piso Nacional do Magistério e também volta do interstício de nível para o percentual de 13,25%, retirado ainda na gestão do ex-prefeito Herzem Gusmão. Na última reunião, a direção do Simmp afirmou que a administração municipal não apresentou propostas que norteiem a solução do impasse.
Nesta reunião, chamou a atenção duas coisas, a presença da Guarda Municipal para guarnecer o prédio e a proibição de fotos da reunião, criando um tom misterioso sobre uma discussão de interesse público, em especial para os professores municipais.
O Blog do Sena esteve presente e foi impedido de fotografar a reunião. As discussões se arrastaram por mais de três horas com a presença de técnicos da Secretaria de Educação, da presidente do Simmp, Elenilda Ramos e de outros representantes da entidade.
A reunião foi tensa e fechada, apesar de serem discutidas pautas de interesse público. Durante todo o período, os professores ficaram sentados na porta da Prefeitura, esperando o encerramento.