Conforme informações apuradas com exclusividade pelo Blog do Sena, o polêmico projeto da Taxa do Lixo deve começar a tramitar na Câmara Municipal de Vitória da Conquista ainda nesta semana. A pauta tem grande probabilidade de ser aprovada pela casa legislativa, com indícios de que receberá 17 votos favoráveis, sendo 14 de vereadores governistas e 3 da oposição, como já informado pelo Blog.
O projeto, que encontra muita resistência entre a população, em razão de ter o intuito de implementar mais um tributo ao contribuinte, deve passar com folga pela Câmara, uma vez que a prefeita Sheila Lemos (DEM) passa por uma situação favorável na Câmara, com 2/3 dos votos.
A proposta deve ser lida em plenário na próxima sexta-feira (8) e, após isso, deverá seguir por diversas comissões, até chegar à votação final. O trâmite deste projeto impopular pode acontecer com celeridade na casa, uma vez que precisa entrar antes do orçamento para o próximo ano.
Ao longo dos últimos meses, o Blog do Sena acompanhou diversas manifestações contrária à instituição da taxa, que pode variar entre R$ 130 e R$ 240. A resistência da população é agravada pelo crítico cenário de crise potencializado pela pandemia.