O ano letivo 2025 nas escolas da Rede Municipal de Ensino começa nesta segunda-feira (3), para os 43.285 alunos matriculados. O município possui 53 escolas urbanas, 64 rurais e 32 Cmeis e creches conveniadas, totalizando 149 unidades. Com os gestores, são mais de 2 mil professores, cerca de 270 pedagogos e mais de 500 auxiliares de vida escolar recepcionando os alunos.
De 29 a 31 de janeiro, foi realizada a Jornada Pedagógica, com o tema central “Diálogos étnicos-raciais: por uma educação antirracista”. Contação de histórias e a educação inclusiva para alunos com Transtorno do Espectro Autista também foram abordados durante o evento.
Durante o período de férias foram realizadas ações de manutenção nos prédios escolares, como serviços elétricos, hidráulicos, reparos diversos, de alvenaria, pintura lúdica, entre outros, conforme as necessidades de cada espaço. As fortes chuvas no início de janeiro atingiram diversas escolas, sendo necessárias intervenções imediatas para reparar os danos causados. Contudo, as cerca de 90 escolas reformadas pelo Governo Municipal suportaram bem as chuvas.
A Escola Municipal Prof.ª Helena Cristália Ferreira, localizada na Urbis VI, foi totalmente reformada. A unidade recebeu cobertura metálica, forro, revisão do telhado, revisão elétrica e hidráulica, pintura geral e lúdica e adequação da cozinha. Os serviços estão em fase de conclusão. O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Simão recebeu pintura do letreiro e lúdica, com cores vibrantes e alegres, com adequação dos espaços. O Cmei José Capitulino Teles teve o espaço revitalizado. A unidade recebeu pintura lúdica com cores vibrantes e alegres, adequação de espaços e pintura geral.
Na última quarta-feira (29), foi realizada a formação das merendeiras. A grande novidade deste ano é que nos Cmeis, o consumo de açúcar deverá ser zerado até o final do ano. Outra novidade é que os alunos de escolas localizadas em comunidades quilombolas na Zona Rural terão uma refeição a mais.
“É importante que os pais ou responsáveis levem seus filhos à escola já neste primeiro dia, para que eles possam conhecer o professor, a rotina da escola, os demais servidores e também para rever os colegas, fazer novas amizades, e ir se adaptando com o ambiente e com a rotina escolar”, disse o secretário de Educação, Edgard Larry.