Um dos assuntos mais discutidos em Vitória da Conquista é a volta da aulas semipresenciais nas escolas públicas e privadas. Na semana passada, algumas escolas particulares já deram início a retomada dos alunos às salas de aulas e na segunda (26), foi a vez das escolas da rede estadual também no formato semipresencial. Nas escolas da rede municipal a previsão do retorno é para o dia 12 de agosto.
Antes mesmo de completar uma semana do retorno às salas de aulas, uma professora do Colégio Oficina, escola da rede particular, testou positivo para a Covid-19. Em um comunicado enviado aos pais e responsáveis dos alunos do do 2º, 6º e 7º ano, o Serviço de Coordenação Pedagógica da escola informou a suspensão das aulas semipresenciais por 14 dias, desde a última sexta-feira (23). Ainda de acordo com o comunicado, as aulas só devem retornarde forma presencial no dia 9 de agosto.
Em contato com o site Conquista Repórter , a assessoria de comunicação do Colégio Oficina explicou a medida adotada após a contaminação da professora pelo vírus. “As aulas suspensas são apenas as das turmas que a professora assumiu com aulas presenciais antes da notificação de sintomas; o ensino semipresencial na escola e nos lares segue o cronograma escalonado; são 14 dias de suspensão, monitoramento e orientação às famílias para certificarem se não há novos casos de contaminação e notificarem a escola”, informou a assessoria de comunicação do Oficina, por meio de nota ao site.
Ainda de acordo com informações divulgadas pelo Site Conquista Repórter, a professora foi contaminada fora da escola, numa viagem, e que, no colégio, seguiu todos os protocolos obrigatórios de segurança, comportamento que a escola inteira executa com rigor redobrado.
Segundo informou a assessoria de comunicação ao site, a professora não apresentou sintomas graves da covid-19 e que já havia tomado a 1ª dose da vacina contra a doença. Atualmente, está de quarentena e seu quadro de saúde vem sendo monitorado. Nenhum caso de contaminação de alunos foi registrado, de acordo com a escola.
A maioria dos profissionais de educação tomaram apenas a primeira dose da vacina, após a Secretária Estadual de Saúde autorizar em todo estado a vacinação para estes profissionais a partir de 18 anos, visando o retorno das aulas semipresenciais. Já os profissionais com mais de trinta anos de idade, receberam a primeira dose em Vitória da Conquista em maio e junho, portanto ainda não receberam a segunda dose. Além disso, os alunos ainda não foram vacinados. O primeiro caso de Covid-19 dentro da escola ascende uma alerta sobre o aumento do risco de contaminação